Série Casais 2025 | Estácio de Sá
Por Vitória de Moraes
Chegamos a quinta publicação sobre os casais que passarão no Sambódromo da Marquês de Sapucaí na Série Ouro no carnaval de 2025. Serão apresentados os primeiros, segundos e possíveis terceiros casais das escolas que compõem o Grupo.
Será publicado os casais pela ordem dos desfiles das escolas da Série Ouro e posteriormente, do Grupo Especial. Lembrando que as mudanças nos dias de desfile e na quantidade de escolas por dia ficou somente no Grupo Especial, a Série Ouro permanece com as mesmas oito escolas por dia de desfile.
A escola de hoje é a Estácio de Sá, que será a Quinta Escola a desfilar na Sexta Feira de Carnaval, dia 28 de Fevereiro de 2025, na Série Ouro, Grupo de Acesso do carnaval do Rio de Janeiro. Os desfiles da Série Ouro é organizado pela Liga Independente do Grupo A do Rio de Janeiro, a Liga RJ.
A Estácio de Sá adotou a partir de 2010 a data de 12 de Agosto de 1928 como a sua de fundação após o IPHAN reconhecer a escola como a primeira escola de samba por ser do mesmo bairro da primeira escola de Samba do Brasil, a Deixa Falar. Anteriormente, a escola usava a sua data de fundação, 27 de Fevereiro de 1955.
Do ano da sua fundação em 1955 até o ano de 1983, a escola usava o nome Unidos do São Carlos, porém, após o desfile deste ano, o então presidente Antônio Gentili, convocou uma assembleia com a proposta para a mudança de nome. Após vinte e um votos a favor da mudança, três votos contra e duas abstenções, a escola passou a se chamar Estácio de Sá. O motivo da mudança foi financeiro, no qual São Carlos, segundo o presidente, mostrava o sinônimo de mercadoria “falida” e Estácio de Sá se mostraria então um novo status. Muitos dos seus antigos integrantes importantes da escola como Xangô da São Carlos e o ex meste de bateria Bicho Novo não agradaram com essa explicação e o novo nome da escola e foi realizado um abaixo assinado para tentar invalidar a nova identidade da escola e ameaça de fundação de nova escola de samba e nada adiantou, já que o nome foi bem aceito por todos.
Passou por longos anos no Grupo Especial, tendo enredos icônicos na avenida como Ti-Ti-Ti do Sapoti em 1987, que foi desenvolvido pela carnavalesca Rosa Magalhães e que falava sobre o alvoroço, movimentação e a própria curiosidade envolta aos preparativos do desfile de uma escola de samba. Além de trazer o Sapoti, que é uma fruta doce e saborosa de origem no México que é muito admirado por Dom Pedro I e Dona Leopoldina que é usado no enredo como Metáfora para retratar a disfunção da cultura e alegria que é espalhada pelo mundo assim como a fruta é levada de um continente ao outro. A escola obteve um quarto lugar após a apuração.
Sua melhor colocação no Grupo Especial foi um Primeiro Lugar em 1992, quando ganhou o carnaval com o enredo Paulicéia Desvairada – 70 anos de Modernismo, que fazia uma homenagem a 70 anos da Semana de Arte de 1922 que ocorreu em São Paulo.
Após anos de altos e baixos, a escola do Estácio teve uns anos de volta ao Grupo Especial como em 2007, 2016 e 2020 e no ano de 2025 luta para a volta e permanecia no Grupo Especial.
No próximo carnaval, o Estácio de Sá irá para o Sambódromo da Marquês de Sapucaí com o enredo O Leão se Engerou em Encantado Amazônico, que irá pisar na avenida para contar a história do Leão que encontra os povos originários com o diálogo cultura desses povos através da Floresta Amazônica.
Feliciano Júnior e Raphaela Caboclo no dia do anúncio da chegada de Raphaela| Foto: Divulgação |
Segundo Casal – Cauã Silva e Manuella Brasil
Cauã Silva é filho do icônico Mestre Sala Marcinho Silva e sobrinho Claudinho, icônico Mestre Sala da Beija Flor de Nilópolis e aprendeu desde cedo a arte do Mestre Sala. O jovem chegou na Estácio de Sá no carnaval de 2024 para ser Terceiro Mestre Sala, para o próximo ano ganhou a promoção para defender o Segundo Pavilhão da Primeira Escola de Samba do Brasil. Cauã tem passagens por escolas como Acadêmicos do Peixe e Vizinha Faladeira.
Cauã Silva e Manuella Brasil na Lavagem da Sapucaí | Foto: Nobres Casais |
Leave a Comment