Série Casais 2025 | União de Maricá
Por Vitória de Moraes
Chegamos a sexta publicação sobre os casais que passarão no Sambódromo da Marquês de Sapucaí na Série Ouro no carnaval de 2025. Serão apresentados os primeiros, segundos e possíveis terceiros casais das escolas que compõem o Grupo.
Será publicado os casais pela ordem dos desfiles das escolas da Série Ouro e posteriormente, do Grupo Especial. Lembrando que as mudanças nos dias de desfile e na quantidade de escolas por dia ficou somente no Grupo Especial, a Série Ouro permanece com as mesmas oito escolas por dia de desfile.
A escola de hoje é a União de Maricá, que será a Sexta Escola a desfilar na Sexta Feira de Carnaval, dia 28 de Fevereiro de 2025, na Série Ouro, Grupo de Acesso do carnaval do Rio de Janeiro. Os desfiles da Série Ouro é organizado pela Liga Independente do Grupo A do Rio de Janeiro, a Liga RJ.
União de Maricá foi idealizada pelo então prefeito de Maricá, Washington Quaquá, com o objetivo de ter uma representante da cidade no carnaval carioca. Foi fundada em 26 de Maio de 2015 e logo foi inscrita para estrear no carnaval carioca no ano seguinte.
Em seu primeiro ano de Intendente Magalhães, em 2016, a escola desfilou na Série C e teve um surpreendente quarto lugar com o enredo “Evolução da Vida através da Visão de Darwin”, que falava da Teoria Evolução de Charles Darwin desenvolvido pelo carnavalesco Luciano Moreira.
No ano seguinte, em 2017, a escola veio para avenida com o enredo “Mistérios da Meia-Noite”, desenvolvido pelos carnavalescos Arthur Reiy e Renato Figueiredo, uma homenagem ao folclore brasileiro e ficou em nono kugar.
Já em 2018, veio com o enredo “100Sacional! Um Maxixetico e Rebolativo Baile”, desenvolvido pelo carnavalesco Renato Figueiredo, em homenagem ao centenário Bloco Cordão do Bola Preta e a escola foi campeã do Grupo C.
Na sua estreia no Grupo B, em 2019, a escola de Maricá veio com o enredo “Nelson Gonçalves - O Autorretrato do Rei do Rádio” em homenagem ao cantor e compositor segundo maior vendedor de discos do Brasil, Nelson Gonçalves. O enredo foi desenvolvido por Renato Figueredo e obteve um quarto lugar no Grupo.
Em 2020, veio com o enredo “Nos Tempos Idos”, desenvolvido pelo carnavalesco Renato Figueredo que tinha o título de uma música de Cartola, baluarte da Mangueira. A escola homenageou todos os territórios de povos negros do Rio de Janeiro como Pequena África, Praça Onze etc. Foi desenvolvido pelo carnavalesco Renato Figueredo e ficou em décimo terceiro lugar devido os problemas de evolução.
No ano de 2022, no carnaval após a pandemia de COVID 19, a escola veio com o enredo “A Revolução pela Alegria... Uma Ópera Popular”, que vinha com uma mensagem sobre a alegria e desenvolvido pelo carnavalesco Renato Figueredo. A escola terminou em quarto lugar.
Em 2023, a escola de Maricá veio com o enredo “Eu Sigo Nordestino”, uma homenagem ao povo nordestino e que desenvolvido pelo carnavalesco Renato Figueredo. A escola obteve um segundo lugar geral, conquistando o acesso para a Série Ouro e desfilar no Sambódromo da Marquês de Sapucaí no ano seguinte.
Em 2024, em sua estreia no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, a escola de Maricá veio com o enredo “O Esperançar do Poeta”, desenvolvido pelo carnavalesco André Rodrigues que homenageava os compositores que retratam a vida do povo negro através de sambas e esperança. A escola obteve um quarto lugar.
Em 2025, a escola ira homenagear Seu sete Rei da Lira, popular entidade da Umbanda carioca e será desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira.
Primeiro Casal – Fabrício Pires e Giovanna Justo
Leave a Comment