Série Casais 2025 | União de Maricá

Por Vitória de Moraes

Chegamos a sexta publicação sobre os casais que passarão no Sambódromo da Marquês de Sapucaí na Série Ouro no carnaval de 2025. Serão apresentados os primeiros, segundos e possíveis terceiros casais das escolas que compõem o Grupo.

Será publicado os casais pela ordem dos desfiles das escolas da Série Ouro e posteriormente, do Grupo Especial. Lembrando que as mudanças nos dias de desfile e na quantidade de escolas por dia ficou somente no Grupo Especial, a Série Ouro permanece com as mesmas oito escolas por dia de desfile.

A escola de hoje é a União de Maricá, que será a Sexta Escola a desfilar na Sexta Feira de Carnaval, dia 28 de Fevereiro de 2025, na Série Ouro, Grupo de Acesso do carnaval do Rio de Janeiro. Os desfiles da Série Ouro é organizado pela Liga Independente do Grupo A do Rio de Janeiro, a Liga RJ.

União de Maricá foi idealizada pelo então prefeito de Maricá, Washington Quaquá, com o objetivo de ter uma representante da cidade no carnaval carioca. Foi fundada em 26 de Maio de 2015 e logo foi inscrita para estrear no carnaval carioca no ano seguinte. 

Em seu primeiro ano de Intendente Magalhães, em 2016, a escola desfilou na Série C e teve um surpreendente quarto lugar com o enredo “Evolução da Vida através da Visão de Darwin”, que falava da Teoria Evolução de Charles Darwin desenvolvido pelo carnavalesco Luciano Moreira. 

No ano seguinte, em 2017, a escola veio para avenida com o enredo “Mistérios da Meia-Noite”, desenvolvido pelos carnavalescos Arthur Reiy e Renato Figueiredo, uma homenagem ao folclore brasileiro e ficou em nono kugar. 

Já em 2018, veio com o enredo “100Sacional! Um Maxixetico e Rebolativo Baile”, desenvolvido pelo carnavalesco Renato Figueiredo, em homenagem ao centenário Bloco Cordão do Bola Preta e a escola foi campeã do Grupo C.

Na sua estreia no Grupo B, em 2019, a escola de Maricá veio com o enredo “Nelson Gonçalves - O Autorretrato do Rei do Rádioem homenagem ao cantor e compositor segundo maior vendedor de discos do Brasil, Nelson Gonçalves. O enredo foi desenvolvido por Renato Figueredo e obteve um quarto lugar no Grupo. 

Em 2020, veio com o enredo “Nos Tempos Idos”, desenvolvido pelo carnavalesco Renato Figueredo que tinha o título de uma música de Cartola, baluarte da Mangueira. A escola homenageou todos os territórios de povos negros do Rio de Janeiro como Pequena África, Praça Onze etc. Foi desenvolvido pelo carnavalesco Renato Figueredo e ficou em décimo terceiro lugar devido os problemas de evolução. 

No ano de 2022, no carnaval após a pandemia de COVID 19, a escola veio com o enredo “A Revolução pela Alegria... Uma Ópera Popular”, que vinha com uma mensagem sobre a alegria e desenvolvido pelo carnavalesco Renato Figueredo. A escola terminou em quarto lugar. 

Em 2023, a escola de Maricá veio com o enredo “Eu Sigo Nordestino, uma homenagem ao povo nordestino e que desenvolvido pelo carnavalesco Renato Figueredo. A escola obteve um segundo lugar geral, conquistando o acesso para a Série Ouro e desfilar no Sambódromo da Marquês de Sapucaí no ano seguinte. 

Em 2024, em sua estreia no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, a escola de Maricá veio com o enredo “O Esperançar do Poeta”, desenvolvido pelo carnavalesco André Rodrigues que homenageava os compositores que retratam a vida do povo negro através de sambas e esperança. A escola obteve um quarto lugar. 

Em 2025, a escola ira homenagear Seu sete Rei da Lira, popular entidade da Umbanda carioca e será desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira. 

Passagens
Primeiro Casal – Fabrício Pires e Giovanna Justo
Fabrício Pires é desde criança um frequentador de escolas de samba, através de sua família, frequentava as escolas Unidos de Vila Isabel, Imperatriz Leopoldinense e Caprichosos de Pilares. Foi no bairro de Pilares que se encantou pela arte de Mestre Sala e Porta Bandeira. Durante um dia ensaio, em 1989, o Mestre Sala Tiãozinho começou a dançar e fez aquela criança se apaixonar pela dança. Fabricio iniciou sua carreira em 1991, com apenas 10 anos, na escola mirim Inocentes da Caprichosos. Tem passagens pelas escolas como Acadêmicos de Niterói, Acadêmicos do Sossego, Caprichosos de Pilares, Mocidade Independente de Padre Miguel, Portela, São Clemente, Tradição, Unidos do Cabuçu e Unidos do Porto da Pedra. No carnaval de 2025 será o segundo ano defendendo o segundo pavilhão da escola de Maricá ao lado de Giovanna Justo.

Fabrício Pires e Giovanna Justo | Foto: Autor Desconhecido 


Giovanna Justo é uma das célebres Porta Bandeiras do Carnaval Carioca, tem uma longa história na Estação Primeira de Mangueira, onde permaneceu 14 anos defendendo o primeiro pavilhão da Verde e Rosa ao lado de Marquinhos. A porta Bandeira tem passagens por escolas como Acadêmicos de Niterói, Acadêmicos do Sossego, Paraíso do Tuiuti, São Clemente, Unidos da Tijuca, Unidos de Vila Isabel e Unidos do Viradouro.No carnaval de 2025 será o segundo ano defendendo o segundo pavilhão da escola de Maricá ao lado de Fabricio Pires.

Segundo Casal — Luiz Augusto Ferreira e Bia Strella

Luiz Augusto Ferreira tem passagens por escolas como Acadêmicos da Abolição, Acadêmicos do Cubango, Mocidade de Vicente de Carvalho, Paraíso do Bonfim – Niterói, União do Parque Acari e Unidos do Cabuçu. No carnaval de 2025 será o terceiro ano defendendo o segundo pavilhão da escola de Maricá ao lado de Bia Strella.

Luiz Augusto Ferreira e Bia Strella no ensaio técnico de 2024 | Foto: Nobres Casais


Bia Strella tem passagens por escolas como Gato de Bonsucesso, Mocidade de Vicente de Carvalho, Renascer de Vaz Lobo, União de Vaz Lobo e União do Parque Acari. No carnaval de 2025 será o segundo ano defendendo o segundo pavilhão da escola de Maricá ao lado de Luiz Augusto Ferreira.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.