Livros que Falam sobre a Arte dos Casais de Mestre Sala e Porta Bandeira

Por Vitória de Moraes 

Os casais de Mestre Sala e Porta Bandeira das escolas de Samba de todo o Brasil guardam a ancestralidade de uma comunidade inteira. O casal representa todos aqueles que já passaram, toda luta e resistência daqueles que um dia estiveram na linha de frente em seus ranchos para proteger sua bandeira.

Um casal, independente de ser um primeiro, segundo ou terceiro, consegue roubar a atenção de qualquer pessoa que esteja próximo deles, seja num ensaio de rua, ensaio de quadra, ensaio técnico ou no próprio desfile oficial. Mas muita dessas pessoas não conhecem a fundo toda a história que aquele pavilhão e aqueles defensores trazem para a "rua".

Os casais foram inspiração de três autores a escrever dois livros em homenagem aos casais que carregam o símbolo maior de uma escola de samba: O pavilhão. Foram duas mulheres e um homem que deixaram como legado, uma história que eterno nas escolas de samba: Os Casais de Mestre Sala e Porta Bandeira.

Veja a seguir dois livros inspirados na nobre arte dos casais de Mestre Sala e Porta Bandeira:

TítuloGiro Ancestral: A Sublime Dança do Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira
Autoras: Beatriz Freire e Juliana Yanamoto
Ano de Lançamento: 2021
Editora: Carnavalize


Descrição
O livro de Beatriz Freire e Juliana Yanamoto surgiu a partir de uma série de publicações sobre a arte dos Casais de Mestre Sala e Porta Bandeira no site Carnavalize durante a pandemia em 2020. A inspiração do título da então série de publicações foi uma frase dita pelo Carnavalesco Milton Cunha: “Quando a Porta Bandeira gira o pavilhão, ela chama a ancestralidade do samba no vento”. Para o livro, houve adaptações dos antigos textos e inclusão de novos. As jovens autoras remontam a trajetória da dança, os grandes casais que passaram na festa, casais mais vitoriosos, parceiros que mais tempo dançaram juntos além de Introduzir à novos foliões que admiram a arte, um entendimento sobre o julgamento do quesito. 

O livro foi lançado pelo único selo brasileiro exclusivamente dedicada ao carnaval que é o Carnavalize e foi publicado em Novembro de 2021. Contou com colaboração de Squel Jorgea que assinou a orelha do livro além da grande pesquisadora e Doutora em Filosofia e entusiasta do quesito Helena Teodoro, que colaborou com o prefácio. 


Título: Mestre Sala e Porta Bandeira, Uma Arte Essencialmente Nossa
Autor: Bruno Chateaubriand
Ano de Lançamento: 2024
Editora: Ace Digital 


Descrição
O livro Mestre Sala e Porta Bandeira, Uma Arte Essencialmente Nossa foi escrita pelo Jornalista, apresentador e jurado do prêmio Estandarte de Ouro Bruno Chateaubriand e lançado pela editora Ace Digital. 

A obra vem com a ideia principal a valorização da arte dos casais de Mestre Sala e Porta Bandeira, além da forma em que dança do casal atinge alto grau de complexidade, além de gerar debates sobre rumo do quesito e o excesso de coreografia dos casais. Conta com entrevistas com pessoas fundamentais na construção da dança dos casais de Mestres Sala e Porta Bandeiras da nossa festa como os pesquisadores Felipe Ferreira e Helena Teodoro e figuras importantes na construção da nossa festa do quesito como Manoel Dionísio, Maria Augusta e Vilma Nascimento.

Durante o processo criativo, foi realizado um simpósio com os principais primeiros casais de Mestre Sala e Porta Bandeira atuantes no Sambódromo da Marquês de Sapucaí no inicio do ano de 2023, além de contar com a presença dos ilustres Manoel Díonisio, fundador da primeira escola de Mestre Sala e Porta Bandeira do Brasil, Carlinhos Brilhante, icônico Mestre Sala da Unidos de Vila Isabel que foi campeão no primeiro título da escola de Noel em 1988, Kizomba e Eliane Souza, icônica Porta Bandeira da Em Cima da Hora e que atualmente é pesquisadora da arte de Mestre Sala e Porta Bandeira além de ter recebido os icônicos carnavalescos Maria Augusta e Haroldo Costa.

O livro foi lançado em janeiro deste ano e esta disponível no site da Editora Ace Digital.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.