Série Casais 2025 | Tradição

Por Vitória de Moraes 

Chegamos a nona publicação sobre os casais que passarão no Sambódromo da Marquês de Sapucaí na Série Ouro no carnaval de 2025. Serão apresentados os primeiros, segundos e possíveis terceiros casais das escolas que compõem o Grupo.

Será publicado os casais pela ordem dos desfiles das escolas da Série Ouro e posteriormente, do Grupo Especial. Lembrando que as mudanças nos dias de desfile e na quantidade de escolas por dia ficou somente no Grupo Especial, a Série Ouro permanece com as mesmas oito escolas por dia de desfile.

A escola de hoje é a Tradição, que será a Primeira Escola a desfilar na Sábado de Carnaval, dia 1 de Março de 2025, na Série Ouro, Grupo de Acesso do carnaval do Rio de Janeiro. Os desfiles da Série Ouro é organizado pela Liga Independente do Grupo A do Rio de Janeiro, a Liga RJ.

A fundação da Tradição ocorreu em Primeiro de Outubro de 1984, após a dissidência de integrantes da Portela que eram familiares do Patrono da escola de Madureira, seu Natal. Seu nome de fundação foi Sociedade Recreativa e Cultural Portela Tradição, porém devido uma ação judicial movida pela Portela, a escola mudou de nome para Sociedade Recreativa e Cultural Amor e Tradição. 

A escola teve uma as ascensões mais rápidas do carnaval, tendo duas promoções seguidas no carnaval, em 1985 quando venceu o grupo 2B (atual Série Bronze), em 1986 venceu o grupo 2A (atual Série Bronze), chegando em 1987 chegou no Grupo de acesso A e foi vice campeã, que a promoveu a escola ao Grupo Especial em 1988.

O sua melhor colocação no Grupo Especial foi em 1994, quando terminou os desfiles em sexto lugar, quando foi para o Sambódromo Marquês de Sapucaí com o enredo "Passarinho, Passarola, Quero Voar", sendo um dos últimos trabalhos da carnavalesca Lícia Lacerda. A escola terminou em Sexto Lugar, retornando no desfile das campeãs.

Um dos seus desfiles mais populares Hoje é Domingo, é Alegria. Vamos Cantar e Sorrir, de 2001 desenvolvido pelo carnavalesco Orlando Júnior. Este desfile foi uma homenagem ao apresentador Silvio Santos e samba da escola neste ano foi um um hit pela cidade e um dos desfiles que mais levantaram a Sapucaí devido a presença do homenageado. A escola terminou em oitavo lugar na classificação.

Devido a alguns rebaixamentos, a escola chegou à não desfilar em 2022 devido à um impasse judicial. Em 2023 retornou aos desfiles com o enredo em homenagem ao seu Presidente de Honra, Nésio Nascimento, falecido um ano antes devido a complicações de uma cirurgia. Para 2024, se filia a Superliga Carnavalesca, liga que administra a série Prata e Série Bronze do carnaval e veio pra avenida com o enredo "Trono Negro", um enredo que falava sobre amor, igualdade e resistência negra, desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Valente, a escola foi campeã da Série Prata, obtendo retorno à Série Ouro.

Na sua volta à Marquês de Sapucaí, a Tradição levará pra avenida o enredo "Reza", que será desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Valente que falará sobre a conexão da reza ao divino e ao sagrado.

Passagens

Primeiro Casal – Jorge Vinícius e Verônika Lyma 

Jorge é experiente Mestre Sala no carnaval carioca, tendo estreado na função em 2015, quando exerceu a função de Primeiro Mestre Sala na Vizinha Faladeira. Tem passagens por escolas como Caprichosos de Pilares, Império da Tijuca, Império Serrano, Leão de Nova Iguaçu, Pimpolhos do Grande Rio, Unidos de Bangu e Unidos de Lucas. No próximo carnaval, além de defender o Primeiro Pavilhão da Tradição, retorna à Vizinha Faladeira para defender o Primeiro Pavilhão da escola do Santo Cristo.


Jorge Vinicius e Verônika Lyma no anuncio da Tradição como Primeiro Casal | Foto: Divulgação da Escola

Verônika iniciou sua trajetória no carnaval carioca em 1996, quando foi convidada a ser Segunda Porta Bandeia do Acadêmicos do Grande Rio.  No ano de 1999 foi promovida à Primeira Porta Bandeira da escola de Caxias para dançar ao lado do icônico Mestre Sala Ronaldinho e a partir dai não parou mais. A Porta Bandeira tem passagens por escolas como Imperatriz Leopoldinense, Império Serrano, União da Ilha do Governador e Unidos de Bangu.

No carnaval de 2025, Jorge Vinicius e Verônika Lyma irão dançar pelo segundo ano consecutivo fazendo sua estreia na Tradição.

Segundo Casal – Gabriel Galvão e Thaíssa Soares 

Gabriel estreou no ano de 2016 na função de Mestre Sala na escola mirim Aprendizes do Salgueiro, ligada ao Acadêmicos do Salgueiro. Tem passagens por escolas como Em Cima da Hora, Flor da Mina do Andaraí e Guerreiros Tricolores. No próximo ano, além de estrear na Tradição, também estreará na Independentes de Olaria, no qual estreará na função de Primeiro Mestre Sala.


Gabriel Galvão e Thaíssa Soares na Lavagem da Marquês de Sapucaí | Foto: Nobres Casais

Thaíssa apesar da pouca idade, assim como muitas Porta Bandeiras iniciou sua trajetória na dança ainda muito cedo, com apenas cinco anos de idade quando ingressou na escola de Mestre Sala, Porta Bandeira e Porta Estandarte Manoel Dionísio. Tem passagem pela escola mirim e Aprendizes do Salgueiro e Pimpolhos do Grande Rio. A Porta Bandeira integra a ala de casais de Mestre Sala e Porta Bandeira da Estação Primeira de Mangueira, defende o Primeiro Pavilhão da Renascer de Vaz Lobo, escola da segunda divisão de Blocos do carnaval do Rio de Janeiro.

No próximo ano será a primeira vez que Gabriel Galvão e Thaísa Soares dançarão juntos e estrearão defendendo o Segundo Pavilhão da Tradição.

Terceiro Casal – Ramon Lima e Vivian Colombo

Ramon é originário do carnaval paulistano, logo na infância conheceu o mundo carnavalesco, desfilando na ala das crianças da Estrela do Terceiro Milênio. Na própria escola se apaixonou pela arte dos casais de Mestre Sala e Porta Bandeira e aperfeiçoou a dança, quando em 2008 estreou como Mestre Sala Mirim da escola, chegando até ser segundo Mestre Sala. Ramon tem passagens por escolas como Acadêmicos do Ipiranga, Acadêmicos do Sossego, Acadêmicos do Tucuruvi, Em Cima da Hora Paulistana, Independentes Tricolores e Rosas de Ouro. Ramon retorna a parceria que teve com Vivian em 2022 quando dançaram no Acadêmicos do Sossego.

Ramon Lima e Vivian Colombo no anuncio da Tradição | Foto: Divulgação da Escola

Assim como Ramon, Vivian também originária do carnaval paulista e tem passagens por escolas como Acadêmicos do Butantã, Acadêmicos do Sossego, Estácio de Sá, Uirapuru da Mooca, Unidos da Zona Noroeste, Unidos de Santa Bárbara, Unidos do Quilombo e Unidos do Raciocínio. No último carnaval defendeu o terceiro pavilhão da Estácio de Sá.

No próximo ano será o retorno da parceria de Ramon e Vivian Colombo e será a estreia do casal na Tradição.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.