Série Casais 2025 | União da Ilha do Governador

Por Vitória de Moraes

Chegamos a oitava publicação sobre os casais que passarão no Sambódromo da Marquês de Sapucaí na Série Ouro no carnaval de 2025. Serão apresentados os primeiros, segundos e possíveis terceiros casais das escolas que compõem o Grupo.

Será publicado os casais pela ordem dos desfiles das escolas da Série Ouro e posteriormente, do Grupo Especial. Lembrando que as mudanças nos dias de desfile e na quantidade de escolas por dia ficou somente no Grupo Especial, a Série Ouro permanece com as mesmas oito escolas por dia de desfile.

A escola de hoje é a União da Ilha do Governador, que será a Oitava Escola a desfilar na Sexta Feira de Carnaval, dia 28 de Fevereiro de 2025, na Série Ouro, Grupo de Acesso do carnaval do Rio de Janeiro. Os desfiles da Série Ouro é organizado pela Liga Independente do Grupo A do Rio de Janeiro, a Liga RJ.

A escola da Ilha do Governador é uma das mais tradicionais escolas do carnaval do rio, sendo fundada em 7 de Março de 1953 e tem uma das discografias mais famosas do carnaval do Brasil, como De Bar em Bar, Didi um Poeta, O Amanhã, Domingo, É Hoje e Festa Profana.

Os enredos mais famosos da escolas é É Hoje, Domingo e o Amanhã.

Domingo foi enredo da escola no ano 1977 e desenvolvido pelos carnavalescos Alcione Barreto, Adalberto Sampaio e Maria Augusta e fazia que um convite aos ouvintes do samba à contemplar a beleza da natureza no amanhecer e convidava-os ao amor. A escola terminou em terceiro lugar na classificação geral.

O Amanhã veio para avenida no carnaval de 1978, desenvolvido pela icônica carnavalesca Maria Augusta, fazia uma reflexão sobre a incerteza do futuro e a busca continua do ser humano sobre respostas do seu próprio destino. A Ilha terminou em quarto lugar neste ano.

Já o enredo É Hoje, do ano de 1982 e desenvolvido pelo carnavalesco Max Lopes, mostrava o dia a dia do sambista morador da Ilha do Governador no pré e durante o carnaval. O enredo é inspirado no livro homônimo de Haroldo Costa, publicado em 1978. Na classificação geral, a ilha terminou em quinto lugar, empatado com a Estação Primeira de Mangueira.

A escola permaneceu de 1975 até o ano de 2000 no Grupo Especial carioca, trazendo enredos icônicos como esses citados acima, de 2001 até 2009 fez uma passagem pela Série A, atual série Ouro, quando retornou em 2010 até 2020 para o Grupo Especial carioca.

No carnaval de 2025, a União da Ilha do Governador ira desenvolver o enredo “BA–DER-NA! Maria do Povo” uma homenagem a bailarina italiana Maria Baderna radicada no Brasil.

Passagens
Primeiro Casal – David Sabiá e Fernanda Lhove

David Sabiá iniciou sua carreira como mestre sala na Beija Flor de Nilópolis, quando havia a tradicional ala de Casais de Mestre Sala e Porta Bandeira da escola. Assim, teve passagens por escolas como Acadêmicos da Rocinha, Águia de Ouro (SP), Inocentes de Belford Roxo e Estácio de Sá. Além disso, o Mestre Sala defende desde 2010 o segundo pavilhão da Beija Flor de Nilópolis, fazendo par com Fernanda Lhove.
David Sabiá e Fernanda Lhove – Novo Primeiro Casal da União da Ilha | Foto: Nobres Casais


Fernanda é oriunda da tradicional escola de Mestre Sala, Porta Bandeira e Porta Estandarte Manoel Dionísio, quando começou a participar das aulas lá em 1998. Em 2003 fez sua estreia como Porta Bandeira, na escola Caprichosos de Pilares. A Porta Bandeira teve passagens por escolas como Arranco do Engenho de Dentro, Boi da Ilha do Governador, Inocentes de Belford Roxo, Mocidade Unida do Santa Marta e Unidos de Padre Miguel. Além disso, desde 2013 defende o segundo pavilhão da Beija Flor de Nilópolis, fazendo par com David.

Segundo Casal – Cassiane Figueiredo e Yuri Pires

Assim como muitas pessoas no carnaval da cidade, Yuri Pires iniciou sua trajetória no mundo do samba ainda na infância, passando por escolas mirins como Corações Unidos do Amarelinho e Miúda da Cabuçu como Mestre Sala. Outras escolas que o Mestre Sala passou foi Acadêmicos de Vigário Geral, Império Serrano, Paraíso do Tuiuti e Unidos do Cabuçu. Yuri chegou na União da Ilha do Governador em 2022 e será o quarto ano defendendo o segundo Pavilhão da escola insulana.

Yuri Pires e Cassiane Figueiredo formam o segundo casal da União da Ilha | Foto: Arquivo Pessoal


Cassiane Figueiredo iniciou sua trajetória no carnaval de forma que é comum, como passista da escola Leão de Nova Iguaçu, lá no ano de 2006. Devido a impossibilidade do segundo casal atuar naquele ano, Cassiane foi convidada a assumir o posto de Segunda Porta Bandeira e não parou mais. A Porta Bandeira tem vasta experiência na folia, tendo passagens por escolas como Acadêmicos do Sossego, Alegria da Zona Sul, Arrastão de Cascadura, Unidos da Ponte, Unidos da Vila Santa Tereza, Unidos de Bangu e Unidos do Jacarezinho. Cassiane vai para o terceiro ano defendendo o segundo pavilhão da União da Ilha do Governador.

No carnaval de 2025 Yuri e Cassiane voltam a defender o primeiro pavilhão do Boi da Ilha do Governador.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.