Série Casais 2025 | União da Ilha do Governador
Por Vitória de Moraes
Chegamos a oitava publicação sobre os casais que passarão no Sambódromo da Marquês de Sapucaí na Série Ouro no carnaval de 2025. Serão apresentados os primeiros, segundos e possíveis terceiros casais das escolas que compõem o Grupo.
Será publicado os casais pela ordem dos desfiles das escolas da Série Ouro e posteriormente, do Grupo Especial. Lembrando que as mudanças nos dias de desfile e na quantidade de escolas por dia ficou somente no Grupo Especial, a Série Ouro permanece com as mesmas oito escolas por dia de desfile.
A escola de hoje é a União da Ilha do Governador, que será a Oitava Escola a desfilar na Sexta Feira de Carnaval, dia 28 de Fevereiro de 2025, na Série Ouro, Grupo de Acesso do carnaval do Rio de Janeiro. Os desfiles da Série Ouro é organizado pela Liga Independente do Grupo A do Rio de Janeiro, a Liga RJ.
A escola da Ilha do Governador é uma das mais tradicionais escolas do carnaval do rio, sendo fundada em 7 de Março de 1953 e tem uma das discografias mais famosas do carnaval do Brasil, como De Bar em Bar, Didi um Poeta, O Amanhã, Domingo, É Hoje e Festa Profana.
Os enredos mais famosos da escolas é É Hoje, Domingo e o Amanhã.
Domingo foi enredo da escola no ano 1977 e desenvolvido pelos carnavalescos Alcione Barreto, Adalberto Sampaio e Maria Augusta e fazia que um convite aos ouvintes do samba à contemplar a beleza da natureza no amanhecer e convidava-os ao amor. A escola terminou em terceiro lugar na classificação geral.
O Amanhã veio para avenida no carnaval de 1978, desenvolvido pela icônica carnavalesca Maria Augusta, fazia uma reflexão sobre a incerteza do futuro e a busca continua do ser humano sobre respostas do seu próprio destino. A Ilha terminou em quarto lugar neste ano.
Já o enredo É Hoje, do ano de 1982 e desenvolvido pelo carnavalesco Max Lopes, mostrava o dia a dia do sambista morador da Ilha do Governador no pré e durante o carnaval. O enredo é inspirado no livro homônimo de Haroldo Costa, publicado em 1978. Na classificação geral, a ilha terminou em quinto lugar, empatado com a Estação Primeira de Mangueira.
A escola permaneceu de 1975 até o ano de 2000 no Grupo Especial carioca, trazendo enredos icônicos como esses citados acima, de 2001 até 2009 fez uma passagem pela Série A, atual série Ouro, quando retornou em 2010 até 2020 para o Grupo Especial carioca.
No carnaval de 2025, a União da Ilha do Governador ira desenvolver o enredo “BA–DER-NA! Maria do Povo” uma homenagem a bailarina italiana Maria Baderna radicada no Brasil.
Leave a Comment