Série Casais 2025 | Unidos de Vila Isabel

Por Vitória de Moraes

Dando continuidade aos casais do Grupo Especial que passarão na Marquês de Sapucaí no carnaval de 2025.

Houve alteração na quantidade de dia de desfiles do Grupo Especial, no ano da fundação do Sambódromo em 1985 até o ano de 2024, os dias de desfiles eram divididos em dois dias, sendo tradicionalmente Domingo e Segunda Feira, sendo seis escolas por dia. A partir de 2025, os desfiles foram divididos em três dias, sendo Domingo, Segunda e Terça Feira com quatro escolas por noite.

A escola de hoje é a Unidos de Vila Isabel, que será a quarta e última escola a desfilar na Segunda Feira de Carnaval, dia 03 de Março de 2025, no Grupo Especial do carnaval carioca. Os desfiles do Grupo Especial é organizado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, a LIESA | Rio Carnaval. 

A Unidos de Vila Isabel foi fundada em 4 de Abril de 1946, fundado por Antônio Fernandes da Silveira, um pintor que morava no Morro do Salgueiro e que frequentava as escolas que deram origem ao Acadêmicos do Salgueiro e que ao se mudar para o Morro dos Macacos, em Vila Isabel, viu a necessidade de ter uma escola de samba no bairro. Existia um Bloco Acadêmicos da Vila que ficava sediada no Morro do Pau da Bandeira e seu Antônio propôs para que fosse fundada em uma escola de samba. Então, seu Antônio solicitou ao jovem José Ferreira Leite, de apenas 15 anos, que verificasse a documentação necessária para o registrar a agremiação.

Em 1988, a escola de Noel veio com o enredo Kizomba, Festa da Raça, enredo criado pelo icônico compositor Martinho da Vila e desenvolvido pelos carnavalescos Ilvamar Guimarães, Milton Siqueira e Paulo Cesar Cardoso, que fazia uma manifestação contra o racismo. A escola ganhou seu primeiro título do Grupo Especial.

No ano de 2006, a Vila Isabel veio com o enredo “Soy Loco por Tí, América: A Vila Canta a Latinidade”, desenvolvido pelo carnavalesco Alexandre Louzada, que falava sobre a afirmação da identidade Latina Americana e uma homenagem a América latina. A escola ganhou seu segundo título no grupo especial.

Em 2013, a professora Rosa Magalhães desenvolveu enredo “A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo - Água no feijão que chegou mais um” sobre o agricultor e o campo e a escola veio com um dos melhores e mais memoráveis desfiles dos últimos anos, junto com o de 2012, que falava sobre Angola. A escola de Noel conquistou seu terceiro título na história.

No carnaval de 2024, a escola veio com a reedição do enredo “Gbalá – Viagem no Tempo da Criação”, desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros, que é uma reflexão sobre o planeta e as mazelas causadas pela humanidade e a possibilidade de salvação desta terra através das crianças. A escola terminou em sexto lugar retornando ao desfile das campeãs.

No próximo carnaval, em 2025, a Unidos de Vila Isabel vira com o enredo “Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece”, desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros que falará sobre as assombrações que percorre o imaginário popular.

Passagens

Primeiro Casal – Marcinho Siqueira e Cristiane Caldas

Marcinho é mais um dos mestres salas que vieram da tradicional escola de Mestre Sala, Porta Bandeira e Porta Estandarte Manoel Dionísio e em 2006 já estreou na função de Mestre Sala na Unidos de Vila Rica. Tem passagem por escolas como Acadêmicos do Sossego, Mocidade Independente de Padre Miguel, Tradição, União da Ilha do Governador e União do Parque Curicica. Chegou na Unidos de Vila Isabel em 2022 onde permanece até hoje.

Marcinho Siqueira e Cristiane Caldas no ensaio técnico da Vila Isabel | Foto: Nobres Casais

Cristiane é uma das mais tradicionais Porta Bandeiras do carnaval carioca, tendo iniciado sua carreira em duas escolas de samba, Acadêmicos da Abolição e Vizinha Faladeira. Tem passagens por escolas como Acadêmicos do Sossego, Caprichosos de Pilares, Mocidade Independente de Padre Miguel, Paraíso do Tuiuti, Portela, União da Ilha do Governador e Unidos do Porto da Pedra. Está na escola de Noel junto com Marcinho desde 2022.

Segundo Casal – Jackson Senhorinho e Barbara Dionísio

Jackson é de uma família de sambistas, tendo passado por diversas áreas de uma escola de samba, ala coreografada, ala de passistas e comissões de frente, decidiu que embarcar na dança do Mestre Sala. Deu seus primeiros passos na tradicional escola de Mestre Sala, Porta Bandeira e Porta Estandarte Manoel Dionísio e nunca mais parou, tem passagem por escolas como Arrastão de Cascadura, Caprichosos de Pilares, Mocidade de Vicente de Carvalho e Unidos da Vila Santa Tereza. O Mestre Sala está na Unidos de Vila Isabel desde o carnaval de 2013, além de ser Primeiro Mestre Sala da Lins Imperial.

Jackson e Bárbara no ensaio técnico da Vila Isabel de 2024 | Foto: Nobres Casais

Bárbara é neta do fundador da mais tradicional escola de Mestre Sala e Porta Bandeira, Manoel Dionísio. Iniciou sua trajetória na própria escola do avô, com apenas três anos. Tem passagem por escolas como Alegria da Zona Sul, Império da Tijuca, Mocidade Unida da Cidade de Deus, Tijuquinha do Borel e Unidos de Villa Rica. Está na Unidos de Vila Isabel desde o carnaval de 2017, quando ganhou o concurso para ser Segunda Porta Bandeira e defende o primeiro  pavilhão da Combinado do Amor, escola de samba de Niterói.

O segundo casal irá para o oitavo ano defendendo o segundo pavilhão da Unidos de Vila Isabel.

Terceiro Casal – Kayo Figueiredo e Rayra Guarinho

Kayo deu seus primeiros passos na tradicional escola de Mestre Sala, Porta Bandeira e Porta Estandarte Manoel Dionísio, tendo passagens por escolas como Acadêmicos do Engenho da Rainha, Bem Amado, Mocidade Independente de Icaraí e Unidos da Villa Santa Tereza. Atualmente defende o primeiro pavilhão das escolas Herdeiros da Vila e Unidos de Villa Rica e também o segundo pavilhão do Império da Tijuca.

Kayo e Rayra no ensaio da Unidos de Vila Isabel em 2024 | Foto: Fausto Ferreira

Rayra iniciou sua trajetória no próprio projeto realizado pela Unidos de Vila Isabel, Celeiros de Bambas, ministradas pelo primeiro casal, Marcinho e Cristiane. Atualmente é primeira Porta Bandeira da Herdeiros da Vila, escola mirim da Unidos de Vila Isabel.

No próximo carnaval, o casal irá estrear na escola mãe.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.