Série Casais 2025 | Unidos do Porto da Pedra
Por Vitória de Moraes
Será publicado os casais pela ordem dos desfiles das escolas da Série Ouro e posteriormente, do Grupo Especial. Lembrando que as mudanças nos dias de desfile e na quantidade de escolas por dia ficou somente no Grupo Especial, a Série Ouro permanece com as mesmas oito escolas por dia de desfile.
A escola de hoje é a Unidos do Porto da Pedra, que será a Quinta Escola a desfilar na Sábado de Carnaval, dia 1 de Março de 2025, na Série Ouro, Grupo de Acesso do carnaval do Rio de Janeiro. Os desfiles da Série Ouro é organizado pela Liga Independente do Grupo A do Rio de Janeiro, a Liga RJ.
A Unidos do Porto da Pedra surgiu a partir do time de futebol Porto da Pedra Futebol Clube que foi fundado em torno da década de 1970.
Os integrantes do time de futebol, no ano de 1974, formaram a ideia de fundar o bloco de rua que desfilaria pelas ruas de São Gonçalo, no que se concretizou e foram para a rua no ano de 1975 e que ficaram ativos até o ano de 1976. Dois anos após seu último desfile, foi oficializado com registro em 8 de março de 1978 com o nome Bloco Carnavalesco Porto da Pedra, no que seria um bloco de rua de São Gonçalo.
Após três a sua fundação, no ano de 1981, o Porto da Pedra alcançou a categoria de escola de samba quando chegou ao grupo B do carnaval de São Gonçalo. Em 1983, no ano que seria sua estreia no Grupo de Especial da cidade, não houve desfiles das escolas de samba de São Gonçalo, sendo assim, a escola ficou em desfilar. Os desfiles voltaram no ano de 1984 e esse ano seria seu último desfile como competição na cidade, a partir do ano de 1985, a escola desfilaria nas ruas do seu bairro, Porto da Pedra.
No ano de 1994, a escola recebeu o convite para desfilar no Rio de Janeiro e retornar as competições. E seu primeiro ano na capital, a escola foi vice campeã com o enredo Novo Sol do Amanhã e foi vice campeã do grupo, chegando a Série A no ano seguinte. Na sua estreia na Série A, no ano de 1995, a escola veio com o enredo Campo, Cidade em Busca da Felicidade, desenvolvido pelo carnavalesco Mauro Quintaes e novamente foi campeã, chegando ao Grupo Especial do Rio de Janeiro.
Sua melhor colocação foi no ano de 1997, quando ficou em Quinto Lugar no Grupo Especial com o enredo No Reino da Sua Folia, Cada Louco com a Sua Mania, desenvolvido pelo Carnavalesco Mauro Quintaes.
A escola passou por altos e baixos e retornou ao Grupo Especial no ano de 2002, onde permaneceu interruptamente até o ano de 2012, com enredo Da Seiva Materna ao Equilíbrio da Vida, desenvolvido pelo carnavalesco Jaime Cesário, que falava sobre a história do Leite e do Iogurte.
No ano de 2025, a escola de São Gonçalo irá falar da cidade Fordlândia, que foi criada no meio da Amazônia por Henry Ford, criador da Ford, companhia de carros conhecidos no mundo inteiro que sonhava em criar uma cidade industrial de Latex no Brasil e desenvolvida pelo carnavalesco Mauro Quintaes.
Passagens
Primeiro Casal – Rodrigo França e Pietra Brum
Rodrigo iniciou sua trajetória no samba na própria Unidos do Porto da Pedra, no ano de 2002, no Projeto de Mestre Sala e Porta Bandeira da escola. Após três anos no projeto, foi empossado pra o ano de 2006 à terceiro Mestre Sala da escola de São Gonçalo. O Mestre Sala tem passagens por escolas como Acadêmicos de Vigário Geral, Em Cima da Hora, Mocidade Unida de Santa Marta e União da Ilha do Governador e desde 2018 é detentor do primeiro pavilhão da escola do Unidos do Porto da Pedra.
Rodrigo França e Pietra Brum na apresentação do novo quadro de Casais da Porto da Pedra| Foto: Nobres Casais |
Pietra apesar da pouca idade, iniciou sua trajetória no samba com apenas 5 anos na tradicional escola de Mestre Sala, Porta Bandeira e Porta Bandeira Manoel Dionísio, aos 6 anos passou a desfilar na Unidos do Porto da Pedra. A Porta Bandeira tem passagens por escolas como Acadêmicos de Jardim Bangu, Bem Amado, Construindo Sonhos, Golfinhos do Rio de Janeiro e Sabiá.
Será o sétimo ano de Rodrigo França como Primeiro Mestre Sala da Unidos do Porto da Pedra e a estreia de Pietra Brum como Primeira Porta Bandeira da Vermelha e Branco de Sao Gonçalo.
Segundo Casal – Johny Matos e Joyce Santos
Johny chegou no mundo do samba de forma inusitada, quando um amigo de futebol, em 2006 que era ligado ao carnaval, o convidou para assistir os desfiles e se apaixonou pela arte de Mestre Sala. O Mestre Sala tem passagens por escolas como Acadêmicos do Grande Rio, Em Cima da Hora, Império Serrano, Independente da Praça da Bandeira, União de Maricá e Unidos da Ponte.
Johnny Mattos e Joyce Santos na apresentação do novo quadro de Casais da Porto da Pedra| Foto: Nobres Casais |
Leave a Comment