24 de Novembro – Dia do Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira
Por Vitória de Moraes
No dia de hoje, dia 24 de novembro é comemorado o dia do Mestre Sala e Porta Bandeira no Estado do Rio de Janeiro. Foi sancionada no ano de 2022, a lei 9256/2022, em que transformou a figura do casal de Mestre Sala e Porta Bandeira como patrimônio imaterial do nosso estado.
Os casais de Mestre Sala e Porta Bandeira são a alma da nossa festa. Com graça e maestria, eles conduzem os pavilhões de nossas escolas de samba, encantando a todos com seus movimentos e a força de sua apresentação.
Símbolo de tradição e cultura, os casais carregam consigo a história e a identidade de uma comunidade inteira. Seus passos contam a saga de um povo, suas lutas e suas conquistas. Originários das comunidades negras, os casais de Mestre Sala e Porta Bandeira carregam consigo a história da luta e resistência do povo negro no Brasil, principalmente do Rio de Janeiro.
A cada ensaio de quadra/rua, ensaio técnico e desfile, somos presenteados com um espetáculo único, onde a dança se une à música e à poesia. A leveza das saias, a beleza das fantasias e a expressão nos rostos formam um quadro perfeito que nos emociona a cada movimento.
Para todos os casais de Mestre Sala e Porta Bandeira, toda a nossa admiração e respeito. Vocês são a responsáveis por manter viva o legado daqueles que lutaram pra que nossa dança seja reconhecida e admirada e do culto ancestral.
Além de serem responsáveis pela a arte que de transformam vidas e unem nações.
Além de serem responsáveis pela a arte que de transformam vidas e unem nações.
Sempre é necessário ressaltar os casais de Mestre Sala e Porta Bandeira que ao longo de todo o ano mantem o legado daqueles que vieram antes, como Delegado, Mocinha, Vilma Nascimento, Benício e tantos outros que deixaram como legado e fizeram ponte para que a nobre arte dos casais pudesse ser exaltado como nos dias de hoje.
Obrigada por manterem viva esta tradição tão importante para nossa festa!
Leave a Comment